Normas da Instituição:

 

* Sempre que houver aula o aluno dever trazer sua agenda e caderneta;
* Sempre que o aluno vier à escola em horários diferentes das suas aulas, deverá trazer, no mínimo, a sua caderneta; 
* Para ausentar-se da escola antes do término das aulas o aluno deve apresentar justificativa;
* É obrigatório o uso diário do uniforme escolar;
* O aluno não pode causar danos à escola, bem como aos bens daqueles que nela estejam;
* O aluno deve respeitar as orientações e normas dos diversos setores da Escola;
* Não é permitido comer, fumar, beber, ou usar telefones nas salas de aula;
* É proibido fumar no ambiente da Escola.

 

Direitos e Deveres

SÃO DIREITOS DOS ALUNOS:
1- Receber a educação na forma da Legislação em vigor da LDB nº 9.394/96;
2- Ter a oportunidade de realizar provas, testes ou trabalhos quando for motivo justificado, desde que solicitado após dois dias úteis e autorização da orientação ou supervisão escolar;
3- Tomar ciência, por escrito, de qualquer ocorrência disciplinar antes qualquer punição;
4- Ser reconhecido com honra ao mérito quanto se destacar por situação escolar e/ou disciplinas no âmbito interno e externo da escola, assim como quando realizar atividades que destaque o nome da instituição;
5- Esportes e atividades recreativas de lazer orientado;
6- Seu nome fica em sigilo quando o mesmo fizer denúncias;
7- Tomar conhecimento, no ato da matrícula e no inicio do ano letivo, das disposições do Projeto Político Pedagógico e funcionamento da Unidade Escolar;
8- Receber informações sobre os diversos serviços oferecidos pela Unidade Escolar;
9- Participar das agremiações estudantis;
10- Fazer uso dos serviços e dependências escolares de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Deliberativo Escolar;
11- Tomar conhecimento do seu rendimento escolar e de sua freqüência através do boletim, bimestralmente;
12- Solicitar revisão de provas, através de requerimento protocolado na Secretaria da escola, dentro do prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir da divulgação das notas;
13- Requerer transferência ou cancelamento de matrícula por si, quando maior de idade, ou através do pai ou responsável, quando menor;
14- Sugerir atividades e conteúdos para complementar os conceitos desenvolvidos pelo professor, com objetivo de aprimorar o processo ensino/aprendizagem;
15- Reivindicar o cumprimento da carga horária prevista no PPP;
16- Ter tolerados, quando trabalhador, 15 (quinze) minutos para entrar em sala após o sinal da primeira aula, desde que comprove por escrito na Secretaria da Escola que o atraso deve-se ao trabalho;
17- Ter três chegadas tardias durante o semestre desde que justifique por escrito na Secretaria da Escola;
18- Votar e ser votado dentre seus pares para eleger dois representantes no Conselho Deliberativo Escolar.

SÃO DEVERES DOS ALUNOS:
1- Cumprir, fazer cumprir as disposições legais pertinentes ao Projeto Político Pedagógico;
2- Executar as tarefas e atribuições escolares solicitados pela Direção, professor e funcionários;
3- Acatar as medidas disciplinares;
4- Portar a agenda escolar diariamente durante o ano letivo;
5- Comunicar aos pais e ou responsáveis sobre a situação escolar e disciplinar; 
6- Apresentar, no início do ano letivo o material didático conforme as normas da escola;
7- Zelar pelo patrimônio da escola, indenizando todos e quaisquer danos que seja responsável sob penas internas e da lei;
8- Sair antecipadamente somente com anotações na agenda escolar com a vinda do pai ou responsável à Instituição de Ensino;
9- Zelar pela boa imagem da instituição escolar;
10- Retratar-se por escrito, e/ou verbalmente das falta cometidas contra o colega e os demais servidores;
11- Cumprir o horário das atividades pedagógicas e outros determinados pela escola;
12- Apresentar a caderneta escolar na portaria da escola e nos demais setores, quando esta for solicitada;
13- Comparecer pontualmente às aulas e demais atividades escolares;
14- Participar das atividades cívicas e festivas quando solicitado;
15- Contribuir na manutenção e limpeza como também na conservação das dependências da Unidade Escolar;
16- Manter e promover relações cooperativas com professores, colegas e comunidade – (comportamento/conduta social mínima, sem agressões, brigas e com respeito aos professores e funcionários e colegas);
17- Justificar à Orientação Educacional, Supervisão Escolar ou Secretaria da Escola mediante Atestado Médico, Declaração do Trabalho (Assinada, Datada e Carimbada) com a presença dos Pais ou Responsáveis, a ausência a provas, entrega de trabalhos e demais atividades avaliativas, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas. O aluno terá direito a realizar as avaliações de recuperação pelo professor de cada disciplina, apresentando “Justificativa” fornecida pela Orientação Educacional ou Supervisora;
18- Apresentar-se devidamente uniformizado às aulas teóricas e práticas;
19- Apresentar, no caso de aluno trabalhador, ao Professor de Educação Física de sua turma, na primeira quinzena de cada semestre, a declaração de trabalho para que o mesmo possa ser dispensado da prática desportiva. A referida declaração não o isenta de realizar quaisquer outras propostas avaliativas. 

É VEDADO AO ALUNO:
1. Retirar-se da escola, em qualquer horário sem autorização prévia da Equipe Gestora;
2. Fazer uso ou tráfico de bebidas alcoólicas e de qualquer produto alucinógeno próximo da escola, bem como, permanecer, transitar nas dependências escolares sob o efeito do mesmo, sob pena de encaminhamento ao Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Adolescência, sob pena de encaminhamento à justiça para o enquadramento no código penal;
3. Induzir e/ou forçar o colega a cometer infração, sob pena do aluno ser encaminhado à Direção, Orientação, Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e da Adolescência, Psicólogo ou Assistente Social;
4. Atentar ao pudor e praticar hábitos libidinosos em qualquer momento e sobre qualquer aspecto nas dependências da escola;
5. A prática de assédio nas dependências da escola e em todas as atividades técnico-pedagógicas organizadas pela escola;
6. Perturbar a ordem e o silêncio nas dependências principalmente nos corredores, salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, laboratório de ciências, secretaria e outros;
7. Transitar em trajes sumários nas dependências da escola;
8. Cometer fraude ou práticas ilícitas nas atividades escolares;
9. Fumar nas dependências da Instituição;
10. Portar armas de qualquer espécie no interior da escola e em todas as atividades técnico-pedagógicas e recreativas organizadas pela escola;
11. Praticar atos que desabonem o nome da escola;
12. Agredir fisicamente e moralmente a qualquer pessoa;
13. Apropriar-se sem autorização de objetos, bens da escola e dos colegas;
14. Namorar no horário de aula;
15. Brincadeiras que causem danos físicos, morais, ao colega e venha desabonar o nome da escola;
16. Usar o uniforme incompleto nos horário de aulas;
17. Circular pelas dependências da Unidade Escolar sem a devida autorização do Diretor, Assessores, professores ou demais funcionários;
18. Entrar em recinto privado dos setores pedagógicos e administrativos e outras dependências sem a devida autorização.


OS ALUNOS ESTÃO SUJEITOS AS SEGUINTES PENAS DE ACORDO COM A GRAVIDADE DE SUA FALTA E ENVOLVIMENTO:
1. Advertência verbal;
2. Advertência escrita,
3. Suspensão;
4. Troca de Turma;
5. Troca de Turno;
6. Transferência.


TRATANDO-SE DE FALTAS DISCIPLINARES LEVES, APLICAR-SE-Á:
1. Advertência verbal aplicada pela Direção, encaminhamento para Orientação ou Supervisão;
2. Advertência escrita aplicada pela Direção, Assessores de Direção por funcionários responsáveis, Orientação e Supervisão.

AS FALTAS DISCIPLINARES MÉDIAS SERÃO ENCAMINHADAS PARA DIREÇÃO OU ASSESSORES DE DIREÇÃO, SENDO PASSÍVEL DE:
1. Advertência escrita e encaminhamento a Orientação/Supervisão para aconselhamento;
2. Comunicação por escrito aos pais;
3. Suspensão de 1 (um) a 5 (cinco) dias letivos, retornando às atividades somente na companhia dos pais ou responsáveis;


AS FALTAS DISCIPLINARES GRAVES SERÃO APURADAS PELA DIREÇÃO, ASSESSORES DE DIREÇÃO, ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO, ASSISTENTES DE EDUCAÇÃO E SERÃO ENCAMINHADAS AO CONSELHO DELIBERATIVO PARA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS, SENDO PASSÍVEIS DE:
1. Suspensão de 01 (um) a 10 (dez) dias de todas as atividades escolares;
2. Transferência;
3. Responsabilização civil e criminal.

Todas as medidas das faltas disciplinares deverão ser registradas em documento próprio para posterior acompanhamento.
Todas as penalidades aplicadas aos alunos serão comunicadas aos pais ou responsáveis.

 

 

 


 

 

Nossa missão:

Trabalhar a formação e o desenvolvimento da consciência dos educandos, a fim de que se tornem cidadãos críticos capazes de produzir conhecimentos e transformar a sociedade em que vivem.

 

Contato:

  • Telefone:
    (48) 3665-7589
  • Email:
    escolamariateresa@gmail.com
  • Endereço:
    Av. Aniceto Zacchi, 298
  • Ponte do Imaruim . Palhoça . SC
    CEP: 88130-300